Economia

Morreu fundador da empresa Nemoto

18 jan 2022 16:56

A Nemoto Portugal – Química Fina está instalada há mais de 30 anos no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal

morreu-fundador-da-empresa-nemoto
Empresário foi distinguido por duas vezes pelo município de Pombal
DR

IkuYoshi Nemoto, fundador e administrador da empresa Nemoto Portugal – Química Fina, morreu esta terça-feira, 18 de Janeiro, aos 88 anos.

Instalada há mais de 30 anos no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal, a empresa é “considerada uma referência no que respeita a investimentos estrangeiros no concelho, em Portugal e no mundo”.

O município de Pombal já veio manifestar o seu pesar pelo falecimento do empresário.

“Neste momento de luto para a família Nemoto e todos os seus colaboradores, destaca-se a verticalidade, humildade e personalidade afável de IkuYoshi Nemoto que, com o seu saber, experiência de vida, capacidade empreendedora e de liderança, conseguiu viabilizar o crescimento das suas empresas a nível mundial, a par com a melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores”.

Além do seu contributo para o desenvolvimento económico do concelho de Pombal, “é imperioso enaltecer também os seus inúmeros gestos de solidariedade e responsabilidade social, junto da comunidade e instituições locais”, lê-se na nota da autarquia.

Tendo em conta os actos de benemerência a favor do bem-estar social e cultural da comunidade, em 2010, o Município de Pombal distinguiu IkuYoshi Nemoto com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro.

Dois anos mais tarde, no âmbito da comemoração do 70º aniversário da empresa no Japão, o empresário foi distinguido com a Medalha Municipal de Prestígio e Carreira, grau ouro.

“O Município de Pombal evoca a personalidade singular de IkuYoshi Nemoto e o seu relevante papel na vida económica e social pombalense, e apresenta à sua família, e a todos os colaboradores da Nemoto Portugal muito sentidas condolências”.