Sociedade

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

26 mar 2019 00:00

Antigo governante foi um dos responsáveis pela vinda da Web Summit para Portugal e grande impulsionador da economia digital.

morreu-joao-vasconcelos-ex-secretario-de-estado-da-industria-10045

Segundo o jornal online Eco e o semanário SOL, o antigo secretário de Estado da Indústria neste Governo, faleceu na noite passada vítima de enfarte do miocárdio.

Aos 18 anos de idade assumiu o primeiro cargo de administração de uma empresa. Aos 40, chegou a secretário de Estado da Indústria.

Filho e neto de emigrantes, João Vasconcelos, 43 anos, dedicou a sua vida activa ao empreendedorismo jovem. Esteve durante mais de 20 anos ligado à Associação Nacional de Jovens Empresários.

Foi presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Em 2011, assumiu o cargo de director executivo da Start Up Lisboa, um projecto premiado e voltado para a economia digital. Foi administrador da Ecochoice e foi o fundador da ABC Lisbon Airport Business Center e da Tie.

Entre 2005 e 2011 foi assessor no gabinete do primeiro-ministro José Sócrates, para Assuntos Regionais e Economia. “Ganhei um conhecimento nacional do País e uma perspectiva das vantagens e desvantagens das várias regiões”, referiu, em entrevista, em 2015, ao JORNAL DE LEIRIA.

Em 2015, assumiu o cargo de secretário de Estado da Indústria, cargo que deixou voluntariamente, após uma controversia que envolveu a atribuição de idas aos jogos do Euro 2016, por uma empresa privada.

Os carros autónomos e a modernização da indústria e a requalificação profissional dos trabalhadores em Portugal foram dois dos dossiers onde João Vasconcelos se empenhou mais na sua passagem pelo Governo.

Actualmente, era o dinamizador de uma grande campanha para livrar a costa portuguesa de plástico e valorizar e reutilizar estes resíduos. "Sinto-me feliz e útil com esta iniciativa, onde conto com a participação de empresários da área dos plásticos da região de Leiria e Marinha Grande. Quero reproduzir o modelo noutros locais do País", confidenciou ao JORNAL DE LEIRIA em Novembro do ano passado, durante uma acção de limpeza da costa litoral entre as praias do Pedrógão e São Pedro de Moel, iniciativa da Brigada do Mar, de que foi um dos fundadores.