Sociedade

Mortes no IC8 reforçam exigência de requalificação

20 jan 2022 18:16

Utentes reclamam há muito obras no Itinerário Complementar

mortes-no-ic8-reforcam-exigencia-de-requalificacao
Em 2018 morreram seis pessoas num acidente na zona de Pombal
Ricardo Graça/Arquivo

Ainda nem um mês passou do novo ano e em 2022 já há a registar dois mortos no Itinerário Complementar (IC)8 , uma estrada que tem acumulado vítimas em resultado de acidentes rodoviários nos últimos anos. Na sexta-feira, uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado, provocou a morte a um homem de 57 anos.

O acidente aconteceu, por volta das 15:20 horas, no troço do IC8 entre o nó do IC2 e o entroncamento com a EN237 (acesso Norte à cidade de Pombal). A vítima conduzia a viatura ligeira, que seguia no sentido Ansião-Pombal e colidiu de frente com o camião. Dois dias depois, uma pessoa foi atropelada mortalmente quando atravessava o IC8, pelas 6:48 horas, em Outeiro das Galegas.

No final de Novembro, a Assembleia da República recomendou a execução urgente da requalificação do troço do IC8 entre Pombal e Avelar, uma extensão de cerca de 27 quilómetros. Já em 2018, o Parlamento tinha aprovado uma recomendação pela “requalificação urgente” com o objectivo de “transformar este troço com um verdadeiro perfil de itinerário complementar, promovendo a segurança rodoviária e melhorando a fluidez da circulação em todo o traçado”.

Cláudia Murtinho utiliza quase diariamente o IC8 há vários anos entre Ansião, onde reside, e Leiria, local de trabalho. A falta de iluminação é um dos problemas que aponta ao troço da via, assim como a velocidade excessiva. “Já fiz queixa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ