AUTÁRQUICAS 2021

MOVE candidata Anabela Pereira à Câmara de Ourém

24 abr 2021 21:01

Movimento apresentou, este sábado, os candidatos aos vários órgãos autárquicos.

move-candidata-anabela-pereira-a-camara-de-ourem
Anabela Pereira aponta a fixação de jovens como uma das prioridades do concelho
DR

Formada em engenharia biofísica, Anabela Pereira vai ser a cabeça-de-lista do MOVE - Movimento Independente, à Câmara de Ourém, concelho de onde é natural.

O anúncio foi feito esta tarde numa sessão de apresentação dos candidatos do movimento - fundado em 2013 por Vítor Frazão - aos vários órgãos autárquicos no concelho.

Entre os nomes anunciados está o de João Pereira, que irá encabeçar a lista à Assembleia Municipal. Foram ainda apresentados dez dos 13 candidatos às juntas de freguesia, faltando fechar o processo em Espite, Alburitel e Urqueira.

Com experiência na área da gestão e do ordenamento do território, a Anabela Pereira iniciou a sua ligação ao MOVE em 2016, como formadora na escola autárquica do movimento

Na sua intervenção, a candidata admitiu a "surpresa" pelo convite e revelou as duas condições que impôs para o aceitar. A primeira passava por ter uma candidatura "independente de qualquer força política".

A outra condição estava relacionada como programa eleitoral do MOVE, que, "além de obras e de infra-estruturas", teria de traduzir "um projecto estratégico para desenvolvimento to sustentável concelho, tecnicamente exequível".

Durante a sessão, Vítor Frazão, presidente do MOVE, que em 2013 e 2017 liderou a lista à Câmara, teceu fortes críticas às alterações à Lei Autárquica, - que estão agora a ser revertidas - com o objectivo de "coartar a liberdade, a democracia e a igualdade dos movimentos independentes".

Vítor Frazão fez ainda uma alusão aos 47 anos da Revolução dos Cravos, que se assinalam este domingo, afirmando que, passado este tempo, o "povo vive debaixo de várias ditaduras", como "a ditadura da justiça ou da falta dela", "a ditadura das desigualdades sociais, do poder ou da partidarite".

O MOVE correu, pela primeira vez, nas autárquicas de 2013. Conseguiu a eleição de um vereador e celebrou um acordo de cooperação com o executivo PS de Paulo Fonseca, que ganhou sem maioria.

Nas autárquicas de 2017, o MOVE voltou a concorrer, mas não elegeu nenhum vereador. Conseguiu, contudo, garantir dois lugares na Assembleia Municipal.

Até ao momento, só o Chega tem candidato à Câmara de Ourém, Élio Paulo. O PS tinha anunciado António Gameiro, que, entretanto, retirou a candidatura devido ao seu envolvimento na “Operação Triângulo”.

No PSD, Luís Albuquerque tem luz verde da direcção nacional do partido para se recandidatar, mas o anúncio oficial ainda não aconteceu. O CDS-PP não deverá apresentar candidato próprio, mantendo a coligação com os sociais-democratas.