Saúde

Movimento cívico convoca protesto nos Milagres contra a falta de médicos em freguesias de Leiria

13 nov 2023 19:15

População desafiada a marcar presença na reunião descentralizada da Câmara de Leiria, a realizar esta terça-feira.

movimento-civico-convoca-protesto-nos-milagres-contra-a-falta-de-medicos-em-freguesias-de-leiria
Resposta aos 11 mil utentes da UCSP está a ser assegurada por dois médicos através de consultas abertas
Ricardo Graça

O movimento cívico “seMédico Milagres” estará presente na reunião descentralizada da Câmara de Leiria, a realizar esta terça-feira, para expressar o seu desagrado pela falta de médicos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Flor do Liz.

Esta unidade, que integra os pólos de saúde das freguesias da Bidoeira, Milagres, Regueira de Pontes e Souto da Carpalhosa, tem 11 mil utentes e, segundo o porta-voz daquele movimento, o serviço está a ser assegurado, há vários meses, apenas por dois médicos "através de consultas abertas".

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, José Vale, do movimento “seMédico Milagres", adianta que, desde Março, "não existem médicos de família" na UCSP

“As pessoas estão a comprar os medicamentos sem comparticipação e deveriam ser ressarcidas por isso”, afirmou, acrescentando a população vai marcar presença na reunião do executivo para mostrar o seu “desagrado e pedir ajuda às entidades que governam”.

Em Setembro, o movimento já tinha promovido uma manifestação e um abaixo-assinado enviado à Administração Regional de Saúde do Centro. Desta vez, será também remetido um abaixo-assinado ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral

O porta-voz do movimento, que é membro da Assembleia de Freguesia de Milagres (independente apoiado pelo Chega), adiantou que irá questionar o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, sobre o que vai acontecer ao centro de saúde com a criação da Unidade Local de Saúde.

Numa informação enviada ao JORNAL DE LEIRIA, é revelado que a população pretende “gritar por socorro, pois a situação está a ganhar percussões dantescas de desespero, essencialmente, com a falta de prescrição de exames e análises”.