Sociedade

Movimento LGBTI denuncia “acção de ódio” às portas do Leiria Drag Festival

29 fev 2024 17:54

O evento queer aconteceu no último sábado, no Teatro José Lúcio da Silva

movimento-lgbti-denuncia-accao-de-odio-as-portas-do-leiria-drag-festival
Cerca de 25 pessoas não entraram no Leiria Drag Festival
Leiria Drag Festival

O Movimento LGBTI de Leiria denunciou uma “acção de ódio” decorrida às portas do Leiria Drag Festival, evento realizado no último sábado, no Teatro José Lúcio da Silva.

Em comunicado de imprensa enviado ao JORNAL DE LEIRIA, esta instituição afirma que “existe uma onda de discurso de ódio exponenciado pela política de extrema-direita emergente em Portugal”, do qual o evento queer não passou incólume.

Segundo o Movimento LGBTI, tudo começou com uma moção “por deputados do Chega” apresentada à Assembleia Municipal de Leiria, que pedia o cancelamento do Leiria Drag Festival porque permitia a entrada de crianças maiores de seis anos, moção essa que foi rejeitada.

“Após ser negada a reivindicação desta moção, um indivíduo iniciou ameaças nas redes sociais contra o Leiria Drag Festival, além de ter realizado a compra de bilhetes para estar no evento”, conta o colectivo activista.

Face às alegadas ameaças proferidas nas redes sociais, o Movimento LGBTI considerou ser necessário “reunir esforços para aumentar a segurança” no Teatro José Lúcio da Silva.

O Movimento LGBTI confirma que o “líder da acção de ódio foi proibido de entrar no teatro” e “cerca de 25 pessoas do mesmo grupo optaram por não entrar”.

“Após tal acontecimento, o colectivo LGBTI Leiria decide tornar público o que ocorreu, evidenciando que esses grupos continuam organizados e a agir em vários locais do país, para que seja de conhecimento de todos, todas e todes”, salienta o movimento.

A 5.ª edição do Leiria Drag Festival aconteceu no último sábado e foi organizado pelo Glitz Club.