Sociedade

MP acusa jovem da Batalha de dois crimes de terrorismo

25 jul 2022 17:36

Suspeito é natural de Lapa Furada, freguesia de São Mamede

mp-acusa-jovem-da-batalha-de-dois-crimes-de-terrorismo
Jovem foi detido em Lisboa pela Polícia Judiciária
Ricardo Graça/Arquivo

O Ministério Público (MP) de Lisboa acusou o jovem da Batalha, de 18 anos, pela prática dois crimes de terrorismo, um na forma tentada, e um crime de detenção de arma proibida.

Segundo a acusação, desde Setembro de 2021, o arguido “delineou e decidiu executar um plano que visava praticar um ataque na Universidade de Lisboa, em concreto da Faculdade de Ciências, com o objectivo de matar indiscriminadamente várias pessoas”, refere uma nota na página do Departamento de Investigação e Acção Penal Regional de Lisboa

Para o MP, o jovem “tinha ainda a intenção de provocar incêndio e explosões nas instalações daquela faculdade, utilizando para isso meios incendiários de diversa natureza, facas e outras armas, e engenhos explosivos construídos de forma artesanal”.

Entre Janeiro e 10 de Fevereiro de 2022, o arguido “muniu-se de todas as armas e artigos que pretendia para efectuar o ataque, tendo definido em concreto os locais, a data e o número de pessoas que pretendia atingir”.

Nas redes sociais, nomeadamente, no Discord, o jovem deu conta das suas intenções de concretizar o plano e, dias antes da data prevista para o ataque – 11 de Fevereiro de 2022 – uma pessoa não identificada que viu as mensagens do arguido denunciou a situação ao FBI.

A polícia federal americana informou a Polícia Judiciária, o que “permitiu a realização e diligências que conduziram à detenção do arguido em flagrante delito”.

“Aquando das buscas domiciliária, o arguido tinha na sua posse todos os objectos que adquiriu para execução do plano”, refere o DIAP.

Em prisão preventiva desde 11 de Fevereiro, a medida de coacção foi substituída por internamento preventivo.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa, coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da Polícia Judiciária.

O suspeito, de 18 anos, é natural de Lapa Furada, na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, e residente nos Olivais, em Lisboa, tendo sido detido na posse de várias armas.