Sociedade

Mulheres de Leiria juntam-se na luta pelos direitos para todas

17 out 2026 15:00

Movimento Democrático das Mulheres organiza congresso no dia 24 de Outubro

mulheres-de-leiria-juntam-se-na-luta-pelos-direitos-para-todas
.
MDM

O núcleo de Leiria do MDM – Movimento Democrático das Mulheres vai marcar presença no XII Congresso do MDM, que se realiza a 24 de Outubro, no Fórum Lisboa, cujo tema é Mulheres em Luta — Nem um direito a menos. Todos os direitos para todas!

Segundo uma nota de imprensa, o congresso reunirá mulheres trabalhadoras, estudantes, mães, reformadas, migrantes, mulheres com salários baixos, horários desregulados, precariedade e sobrecarga de tarefas e será "um momento de balanço, de organização e de projecção das lutas futuras".

Leia também: História da vida e dos direitos das mulheres em debate

"Vivemos um tempo duro para muitas mulheres: o custo de vida aumenta, os salários não chegam, a habitação é incomportável e os serviços públicos degradam-se. Ao mesmo tempo, forças de direita e extrema-direita atacam direitos e tentam recuar conquistas de décadas de luta", salienta o MDM em comunicado.

O evente tem como objectivos organizar as mulheres e reforçar o MDM, defender direitos e combater a exploração, garantir a autonomia das mulheres no trabalho e na família, combater as violências e afirmar a paz, a solidariedade e a transformação social.