Sociedade

Município da Marinha Grande reforça apoios aos bombeiros

12 out 2023 10:07

Câmara salienta que corporações são "imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens"

municipio-da-marinha-grande-reforca-apoios-aos-bombeiros
Adenda ao protocolo de cooperação foi assinada ontem
CMMG

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os representantes da direcção das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, assinaram ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma adenda ao protocolo de cooperação, reforçando, assim, o apoio financeiro vigente para o ano 2023.

De acordo com o município, "aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande é concedida uma verba adicional de 19 mil euros e a corporação de Vieira de Leiria recebe um apoio financeiro adicional de 7.400 euros".

"Recorde-se que no dia 15 de Dezembro de 2022 foram assinados os protocolos com ambas as associações, tendo sido atribuídos 237 mil euros aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e 92.500 euros aos Bombeiros de Vieira de Leiria, destinados às despesas de funcionamento relacionadas com as actividades que visam o cumprimento da missão de agente de protecção civil dos corpos de bombeiros, para o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2023", prossegue a autarquia.

Além destas verbas, "no dia 25 de Setembro de 2023, foi deliberado atribuir a cada uma das duas associações humanitárias um apoio financeiro extraordinário de 61.685 euros, para a aquisição de ambulância de socorro. Estas medidas de reforço do apoio financeiro aos corpos de bombeiros são tomadas considerando que as missões por eles desenvolvidas se revestem de inequívoco interesse público. São considerados agentes fundamentais no âmbito da protecção civil e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens", salienta o  município.