Covid-19

Município da Marinha Grande vai testar trabalhadores, depois de caso de Covid-19

4 jul 2020 15:37

Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, anuncia medidas cautelares que envolvem, também, teletrabalho e encerramento de atendimentos presenciais até meados de Julho

municipio-da-marinha-grande-vai-testar-trabalhadores-depois-de-caso-de-covid-19
Cidália Ferreira e outros membros do executivo testaram negativo
Ricardo Graça/Arquivo

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, anunciou hoje a realização de testes de despiste da Covid-19 aos trabalhadores da Câmara Municipal que estiveram em regime presencial nas últimas duas semanas na Câmara Municipal.

A medida, divulgada ao início da tarde na página de Facebook do Município, surge depois de um elemento da Câmara da Marinha Grande ter testado positivo para Covid-19.

De acordo com informação prévia da autarquia, libertada esta manhã, trata-se de uma pessoa do gabinete de apoio [GAP] aos órgãos de gestão.

"O executivo municipal [presidente e vereadores com pelouro] e os outros membros do gabinete de apoio [num total de cinco] foram consequentemente submetidos ao despiste da Covid, sendo que todos os resultados foram negativos", refere a nota oficial.

Segundo Cidália Ferreira, "a infecção (...) não terá ocorrido dentro das instalações da Câmara Municipal".

A autarca decidiu pedir ao Comando Distrital de Operações de Socorro da Protecção Civil de Leiria, que já coordenou com a GNR, "a desinfecção do edifício dos Paços do Concelho, o que irá acontecer amanhã".

Está também previsto o encerramento de "todos os atendimentos presenciais ao público até ao dia 14/07 inclusive, com excepção das escolas e mercados municipais que manterão o seu funcionamento normal".

O executivo vai "implementar o regime de teletrabalho para todos os trabalhadores da autarquia até ao próximo dia 14/07 inclusive, mantendo-se apenas os piquetes de serviços essenciais".

Cidália Ferreira conclui: "Estas são as medidas que considero imprescindíveis para a defesa da saúde dos trabalhadores da Câmara Municipal, das suas famílias e da saúde pública de todos os cidadãos da Marinha Grande".

Foram anunciadas depois de uma reunião com os vereadores com pelouros, o Grupo de Gestão do Plano de Contingência da Câmara Municipal e os dirigentes.