Sociedade

Município de Ansião aprova orçamento de 15,5 milhões de euros com votos contra do PSD

15 dez 2021 11:30

O orçamento vai agora ser apresentado e votado na reunião de Assembleia Municipal, agendada para o dia 20 de Dezembro.

municipio-de-ansiao-aprova-orcamento-de-155-milhoes-de-euros-com-votos-contra-do-psd

O Município de Ansião aprovou o orçamento para 2022 com o valor de 15,5 milhões de euros, com os votos contra do PSD. O documento prevê um investimento de 6,8 milhões de euros e uma despesa corrente de 8,2 milhões de euros.

“Garante os critérios do equilíbrio orçamental, a receita corrente liberta dinheiro para investimento. Este orçamento continua a assentar naquilo que é o desagravamento fiscal a favor das famílias e das empresas”, refere António Domingues, presidente do Município de Ansião, ao recordar que se mantém a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e na derrama.

Segundo o presidente, desde que assumiu a liderança da autarquia registou-se um “alívio fiscal para as famílias e empresas do concelho num valor de 2,5 milhões”.

O orçamento contempla ainda um reforço para as juntas de freguesia, com um aumento de 11% dos montantes a transferir.

António Domingues revelou ainda que 49% do orçamento é para funções económicas. “Estamos a falar de 4,3 milhões de euros, que se traduzem na concretização de projectos financiados no âmbito do quadro comunitário PT2020, como a conclusão da ampliação do Parque Empresarial do Camporês, o Plano de Acção da Mobilidade Urbana Sustentável, a substituição de todas as luminárias de iluminação pública e um conjunto de investimento nas freguesias”, revelou.

A autarquia prevê ainda 25% do orçamento, ou seja, 2,2 milhões de euros, para apoio à educação, acção social e cultural.

Para António Domingues, a conclusão da ampliação do Parque Empresarial do Camporês é a “obra mais importante e aquela que vai contribuir para a promoção do desenvolvimento do concelho”.

“Queremos acreditar que permitirá a fixação de empresas e a criação de postos de trabalho no território”, destacou, ao referir que a criação de passeios ao longo de toda a extensão da antiga estrada nacional 110, entretanto desclassificada, para garantir a segurança é outra aposta do Município de Ansião.

O orçamento prevê também uma verba de 200 mil euros para a criação de um gabinete de projectos, “no sentido de se começar a projectar o futuro e a rasgar horizontes”, beneficiando dos “fundos do próximo quadro comunitário e do Plano de Recuperação e Resiliência”.

Segundo António Domingues, esses projectos poderão passar pela requalificação da mata e do campo da mata, “uma zona central da vila, onde se pretende criar uma certa unidade entre aqueles dois espaços, requalificando o antigo campo de futebol”.

Nos objectivos do autarca está também a requalificação da Quinta das Lagoas, “transformando-a num espaço de lazer e de desporto”, a criação de uma casa da cultura, arte e ofícios em Ansião, a construção de ciclovias e de projetos de eficiência energética para os edifícios municipais.