Sociedade

Município de Leiria apoia cuidadores informais com formação

16 jul 2022 09:45

Leiria recebe o Encontro Anual de Cuidadores Informais a 5 de Novembro.

municipio-de-leiria-apoia-cuidadores-informais-com-formacao
Município de Leiria vai proporcionar formação aos cuidadores informais
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto “Leiria Cuida” vai apoiar os cuidadores informais, através da realização de acções individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados.

A iniciativa do Município de Leiria pretende promover a qualidade de vida da pessoa cuidada, fomentar as competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador, bem como melhorar a sua estabilidade emocional dos cuidadores, minimizando sentimentos de isolamento e solidão, refere uma nota da autarquia.

Em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia serão dinamizadas sessões personalizadas nos domicílios, onde será efectuada uma abordagem em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras.

Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social,  refere que “os cuidadores informais enfrentam no seu dia-a-dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico, principalmente para os cuidadores de idosos, que nalgumas situações podem evoluir para um quadro de depressão e sobrecarga.”

No concelho de Leiria, encontram-se registados 60 cuidadores informais, sendo que o projecto “Leiria Cuida” se dirige a todos os cuidadores, independentemente de terem ou não esse estatuto, ao abrigo da lei aprovada em Setembro de 2019.

Esta iniciativa surge no ano em que Leiria recebe o Encontro Anual de Cuidadores Informais, que irá decorrer a 5 de Novembro.