Sociedade

Município de Leiria desafia suinicultores investirem no tratamento dos efluentes para evitar encerramento

4 jun 2021 13:39

Gonçalo Lopes satisfeito com medida de apoio do Governo

municipio-de-leiria-desafia-suinicultores-investirem-no-tratamento-dos-efluentes-para-evitar-encerramento
Governo vai apoiar suinicultores na construção de infra-estruturas para pôr fim às descargas de efluentes
Ricardo Graça/Arquivo

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, desafiou hoje os suinicultores a investirem em infra-estruturas para tratamento dos efluentes suinícolas, aproveitando o apoio do Governo, evitando, assim, o risco de encerrarem.

Na intervenção no âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação com várias entidades, que se juntaram para a criação da nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola (AIA), na prisão-escola de Leiria, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, anunciou o lançamento de um aviso, na segunda-feira, para apoios a investimentos em infraestruturas de tratamento e valorização de efluentes suinícolas.

À margem do evento, Gonçalo Lopes afirma que “com esta medida, muitas explorações poderão ter ganho o seu futuro em termos de existência, porque se não o fizerem agora possivelmente terão de encerrar tendo em conta as exigências ambientais que virão no futuro a ser feitos a este tipo de sector”.

O autarca considerou a abertura deste aviso “um primeiro passo decisivo para a resolução desta questão ambiental, que é que destino dar aos efluentes suinícolas”.

“Temos 300 explorações suinícolas no concelho, a maioria em regime intensivo, ou seja, autênticas fábricas. Esta abertura de 20 milhões de euros de apoio a fundo perdido para investimentos que podem significar na globalidade 40 milhões é uma excelente oportunidade para que os empresários ligados ao sector possam apresentar candidaturas de pré-tratamento, tratamento e valorização do efluente, numa nova leitura de economia circular, onde o produto final deste investimento poderá ser ainda uma fonte de receita”.

Para Gonçalo Lopes, “este apoio financeiro a fundo perdido é uma excelente oportunidade”.

“Há muito trabalho a fazer e rápido para prepararmos todos os projectos para que possam ser avaliados com rapidez, de modo a que, durante o próximo ano, se consiga já concretizar obra em cada uma das explorações”, adiantou.

O presidente do Município de Leiria, na sua intervenção no âmbito do protocolo, desafiou o Governo para a “criação de um parque tecnológico agroindustrial que, para além do processamento dos efluentes, esteja focado em promover a transformação da matéria orgânica em sub-produtos valorizados e transacionados numa lógica de economia circular”, envolvendo uma parceria com “o ensino superior, em especial o Politécnico de Leiria, tendo em vista a realização de actividades de I&D e inovação para a maximização do aproveitamento dos subprodutos”.

Rui Martinho assume que aceita o desafio, que já tinha sido lançado aquando da jornada de reflexão da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais, em Leiria.

“Vamos trabalhar em conjunto com o Município de Leiria e encontraremos soluções para incentivar e criar condições para que isso seja rapidamente uma realidade. A prova de que estamos a aceitar o desafio é que a última vez que cá estivemos o senhor presidente da câmara desafiou-nos a começar a contribuir para a resolução dos problemas dos efluentes e estamos cá hoje com uma resposta concreta”, afirmou, garantindo que o seu ministério está “totalmente disponível e empenhado em contribuir para resolver os problemas e procurar novas soluções que permitam encarar o futuro com optimismo”.