Sociedade

Município de Leiria lamenta morte de bombeiro e de condutor de viatura

18 jul 2020 23:11

Mortes ocorreram hoje em Santa Catarina da Serra. Bombeiro participava em vigilância de fogo do Arrabal e condutor morreu após incêndio da viatura, numa outra ocorrência.

municipio-de-leiria-lamenta-morte-de-bombeiro-e-de-condutor-de-viatura
Em comunicado, o Município de Leiria "associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos destas duas vítimas mortais"
DR

O Município de Leiria acaba de emitir uma nota de pesar pela morte de um jovem bombeiro, que faleceu esta noite vítima de doença súbita, e do condutor de uma viatura que morreu num incêndio após o despiste do veículo. Ambas as mortes ocorreram em Santa Catarina da Serra e “estão a consternar profundamente a comunidade”, refere aquele comunicado.

O bombeiro falecido – Filipe André Azinheiro Pedrosa – tem 34 anos e reside em Monte Redondo. Integrava, desde 2004, o corpo activo da secção desta freguesia dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

A morte ocorreu quando a vítima se encontrava em vigilância ao incêndio florestal que deflagrou ontem na freguesia do Arrabal e que, esta manhã, registou uma reactivação. O bombeiro “perdeu a vida vítima de doença súbita”, informa aquele comunicado da Câmara.

O alerta foi dado às 19:50 horas, “tendo a vítima sido assistida de imediato pelos bombeiros que se encontravam na sua companhia e posteriormente pela Cruz Vermelha e INEM, acabando por ser transportado para o Centro Hospitalar de Leiria, onde acabaria por ser declarado o óbito às 21:15 horas”, pode ler-se na mesma nota

A outra morte ocorreu horas antes, “na sequência do despiste de uma viatura de todo-o terreno em Barreiria”, localidade da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça. Após o despiste, “a viatura entrou em combustão, resultando na morte do condutor, tendo ainda deflagrado um pequeno incêndio florestal rapidamente controlado pelos bombeiros”.

Segundo a informação já disponível, a vítima mortal é “um homem sénior, cuja identidade ainda não foi confirmada pelas autoridades”.

Naquele comunicado, o Município de Leiria “associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos destas duas vítimas mortais, e endereça também uma palavra de ânimo e solidariedade aos Bombeiros Voluntários de Leiria neste momento particularmente difícil”.