Sociedade

Município de Leiria requalifica Antiga Adega Cooperativa das Cortes

15 nov 2022 19:36

As intervenção prevê transformar o local num espaço agradável e aprazível à estadia

municipio-de-leiria-requalifica-antiga-adega-cooperativa-das-cortes
O espaço central também será requalificado numa praça
Jornal de Leiria

O Município de Leiria vai requalificar a antiga Adega Cooperativa das Cortes, uma medida que pretende valorizar a importância patrimonial e histórica do espaço, atribuindo-lhe nova utilidade e potencial turístico-cultural.

A proposta de intervenção prevê "promover a articulação dos edifícios com o espaço exterior, transformar o espaço central da adega em praça, de modo a oferecer o melhor espaço de convivência e lazer”.

As instalações serão intervencionadas com objectivo de “transformar num espaço agradável e aprazível à estadia, circulação, ao convívio e à contemplação, para além da criação de condições para o funcionamento e valorização do mercado local e dinamizar a área da praça através de novas funcionalidades”.

A obra prevê ainda a criação de “espaços de contemplação do rio Lis com passadiços, espaços ligados às artes, anfiteatro ao ar livre e estacionamento”, assim como a “promoção do contacto directo com a água através da requalificação do canal de rega e antigo lavadouro” e a “melhoria de acessos pedonais, dando resposta a pessoas com mobilidade reduzida”.

A intervenção “pretende valorizar a importância patrimonial e histórica do espaço, atribuindo-lhe nova utilidade e potencial turístico-cultural”, reforça a autarquia numa nota de imprensa.

Pretende-se também incentivar a fixação de novas atividades através da requalificação do interior do recinto e do edificado existente e melhorar a circulação com predominância para a mobilidade pedonal, bem como valorizar a proximidade com o rio, adianta o Município.

Na zona envolvente, a autarquia prevê intervir nas antigas instalações do centro de saúde, que serão adaptadas para acolher associações locais, escritório em open space e salas multiusos, enquanto o espaço do atual mercado será requalificado para receber o mercadinho semanal, uma sala polivalente, espaços para exposições e zonas de apoio às festividades na praça e à Sociedade Artística e Musical Cortesense.

Por se situar parcialmente em área de Reserva Ecológica Nacional, o executivo aprovou o pedido de declaração de interesse público municipal, que será agora remetido para a Assembleia Municipal, não estando ainda prevista a data de início dos trabalhos nem os custos do investimento na requalificação.