Sociedade

Município de Leiria vai requalificar duas áreas em Monte Real

17 jun 2022 09:33

ARU integra privados, que terão benefícios fiscais se intervirem nos seus espaços

municipio-de-leiria-vai-requalificar-duas-areas-em-monte-real

O Município de Leiria aprovou a delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para Monte Real. Tendo em conta que a freguesia apresenta duas zonas com características muito diferentes, a autarquia elaborou um projecto para cada um dos núcleos, refere o documento que foi aprovado na última reunião de executivo.

A ARU do Núcleo Antigo de Monte Real prevê a intervenção de uma forma integrada numa área 3,3 hectares, correspondente ao núcleo de origem medieval, situado numa colina onde se localizam os Paços Reais e a antiga Casa da Câmara e Pelourinho.

Na outra proposta de ARU, o Município pretende intervir de uma forma integrada numa área de 15 hectares, correspondente à zona de expansão de Monte Real junto às termas.

Questionado pela vereadora do PSD, Branca Matos, sobre a inclusão de privados na ARU, o presidente Gonçalo Lopes explica que é uma forma de motivar os proprietários a intervir no seu edificado, podendo usufruir de isenções ou benefícios fiscais.

A criação das ARU inclui um quadro de benefícios fiscais associados aos impostos municipais aplicáveis e abre novas perspectivas de recurso a fundos comunitários, nomeadamente para projectos no espaço público.

A proposta ainda terá de ser aprovada pela Assembleia Municipal.