Sociedade

Município de Pombal suspende obra onde morreu trabalhador

30 set 2022 09:45

Acidente de trabalho no CIMU Sicó (Cento de Interpretação e Museu da Serra de Sicó) ocorreu esta quinta-feira.

municipio-de-pombal-suspende-obra-onde-morreu-trabalhador

O Município de Pombal determinou a suspensão das obras do CIMU Sicó (Cento de Interpretação e Museu da Serra de Sicó) onde, esta quinta-feira, ocorreu um acidente de trabalho que vitimou um homem de 55 anos.

Num comunicado publicado nas redes sociais, a câmara informa que, “na qualidade de dono da obra, ordenou à empresa construtora a suspensão imediata dos trabalhos”.

Naquela nota, o município assegura ainda que está a prestar “todo o apoio necessário” às autoridades competentes no âmbito do respectivo inquérito de apuramento das causas do acidente, nomeadamente junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que “entretanto já fez deslocar ao local uma equipa de peritos”.

O acidente ocorreu ontem à tarde, quando decorriam trabalhos de construção de um muro de suporte de terras. Uma pedra “rolou” e acabou por atingir, mortalmente, um trabalhador. Horas antes, na localidade de Grou, Guia, também no concelho de Pombal, registou-se um outro acidente de trabalho, com uma vítima mortal, o funcionário de uma empresa que caiu numa lagoa de uma pedreira quando manobrava uma máquina.

No comunicado, o Município de Pombal lamenta “profundamente os trágicos acidentes” e apresenta as “mais sentidas condolências às famílias, colegas de trabalho e amigos dos trabalhadores Fernando Carvalho e João Ramalho, este último residente na freguesia do Louriçal”.

O outro trabalhador, ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou morava no concelho de Alvaiázere e trabalhava numa empresa que prestava serviços à Imosa, empresa detentora da pedreira na Guia onde ocorreu o acidente.

Em comunicado, a Imosa apresenta condolências à família e expressa-se “disponível para colaborar com as autoridades competentes, durante todo o processo de investigação que irá, certamente, esclarecer as circunstâncias que estiveram na base do acidente”.