Sociedade

Município de Pombal vai adquirir cinco novos mini-autocarros para expandir rede de transportes

8 nov 2019 14:36

Autarquia estima um investimento de 425 mil euros, acrescidos de IVA.

municipio-de-pombal-vai-adquirir-cinco-novos-mini-autocarros-para-expandir-rede-de-transportes
Câmara de Pombal quer aumentar resposta na mobilidade.
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Pombal vai adquirir cinco novos mini-autocarros para expandir rede de transportes. A decisão, deliberada na última reunião de executivo, estima um investimento de 425 mil euros, acrescidos de IVA.

A necessidade de aumentar a resposta nos transportes do concelho “surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante o ano de 2019, prevendo-se que o alargamento da rede se concretize no segundo semestre de 2020”, refere uma nota da Câmara de Pombal.

A autarquia liderada por Diogo Mateus acrescenta que este investimento visa “promover a utilização do transporte público, alargando a rede e melhorando a sua capacidade de resposta e adaptação às necessidades das pessoas”. A rede Pombus tem actualmente quatro linhas, cujo serviço é assegurado por cinco mini-autocarros.

O estudo de viabilidade do alargamento da rede envolveu a comunidade com a realização de 3900 inquéritos (comunidade escolar, utilizadores, potenciais utilizadores, entre outros) e a quatro oficinas colaborativas (onde participaram cerca de 66 cidadãos de diferentes idades, profissões e zonas da freguesia de Pombal).