Sociedade

Município de Porto de Mós lança programa Rumo à Escola

5 set 2023 10:00

Autarquia oferece material escolar no início do ano lectivo

municipio-de-porto-de-mos-lanca-programa-rumo-a-escola

O Município de Porto de Mós lançou o programa Rumo à Escola, com o objectivo de desenvolver uma política educativa integradora, oferecendo material escolar no início do ano lectivo.

Esta iniciativa prevê que todos os alunos que entram para o 1.º ano do 1º ciclo nas escolas públicas do concelho recebam um kit de material escolar com mochila, cadernos, canetas, lápis de cor e estojo com lápis, caneta, borracha e régua, refere uma nota de imprensa.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo dos escalões A e B do abono de família, recebem ainda subsídio para material escolar, visitas de estudo, refeições e actividades.

O transporte escolar é gratuito para todos os alunos até ao 12.º ano, nas suas escolas de residência. Já os estudantes do ensino superior podem pedir bolsas de estudo à autarquia e o melhor aluno do 12.º ano recebe um ano de propinas totalmente pagas pelo município, refere ainda o comunicado.

Liberdade

O tema deste ano do projecto educativo do município, em parceria com a comunidade escolar, é a Liberdade, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril 2022 – 2024.

"O objectivo é que o assunto seja abordado em diferentes vertentes ao longo do ano lectivo. Simultaneamente, as atividades desenvolvidas em parceria com a autarquia terão por base o mesmo tema, nomeadamente o Desfile de Carnaval Escolar, o Concurso Concelhio de Leitura, a Semana da Educação e a Semana da Juventude", informa a Câmara de Porto de Mós.

As actividades de enriquecimento curricular (AEC) este ano passam pelo projecto-piloto A Hora dos Super Quinas. O Município aderiu este ano ao programa desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol nas escolas básica do 1.º ciclo e Jardim de infância número 2 de Mira de Aire e no Centro Escolar das Pedreiras, que consiste numa oferta lúdica e desportiva nas AEC do 1.º ciclo.

Em todas as escolas foi reforçado o horário de actividade física, aumentando para duas horas.