Sociedade

Municípios cortam na iluminação de Natal para poupar energia

3 nov 2022 10:05

Menos ruas iluminadas e redução de horário e do número dias em que as luzes estão ligadas são algumas das medidas adoptadas na região. Em Porto de Mós, não haverá iluminação.

municipios-cortam-na-iluminacao-de-natal-para-poupar-energia
Leiria admite restrições, mas a decisão ainda não está tomada
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

Depois da aposta forte feita nos últimos anos, com o reforço do investimento em iluminação e animação natalícias, os município da região fazem agora uma inversão de estratégia. O enorme aumento dos custos energéticos, associado à crise provocada pela guerra na Ucrânia, obriga a medidas de restrição, com a redução do número de ruas iluminadas e das horas e dias em que as mesmas estarão ligadas.

Continua, no entanto, a aposta em programas de animação, como forma de manter vivo o espírito desta quadra e de apoio ao comércio local. Em Porto de Mós, o município decidiu não instalar qualquer iluminação, com excepção de “um pequeno apontamento” no Castelo para assinalar a data.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ