Sociedade

Mural no Santuário assinala 100 anos do jornal Voz da Fátima

27 nov 2021 10:12

Decisão de criar o jornal foi tomada em 4 de Maio de 1922 com o fim de publicar notícias relativas às visões dos pastorinhos

mural-no-santuario-assinala-100-anos-do-jornal-voz-da-fatima
Ano do centenário está a ser celebrado com várias iniciativas
DR
Redacção/Agência Lusa

O Santuário de Fátima inaugura hoje, sábado, no recinto de oração, uma exposição de painéis com algumas das primeiras páginas do jornal Voz da Fátima, cujo ano do centenário decorre.

Esta obra aparece após o lançamento, conjuntamente com o número de 13 de Outubro, da reprodução do primeiro número do jornal, publicado em 13 de Outubro de 1922.

A publicação surgiu “como meio de contacto com os peregrinos” e pela necessidade “de dar a conhecer a vida do Santuário, mas igualmente do desejo de difundir a mensagem de Fátima”, como reconheceu já o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

Segundo o reitor, “não é possível fazer a história de Fátima – mensagem, protagonistas e vida do santuário – sem passar pelas páginas do jornal. Aí encontramos os relatos das grandes peregrinações, o testemunho dos grandes momentos de Fátima, a preparação e o acompanhamento das visitas dos Papas e de outras figuras relevantes da Igreja”.

A decisão de criar o jornal foi tomada em 4 de Maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, às visões dos pastorinhos.

O primeiro número da Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de seis mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954.

Actualmente, a tiragem situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário.

De distribuição gratuita, nunca interrompeu a sua publicação.

Assinalando o início do ano do centenário, o jornal aumentou o número de páginas de 12 para 16.

Além da exposição mural a inaugurar no sábado – no âmbito da jornada de apresentação do novo ano pastoral do Santuário -, as comemorações do centenário do jornal passarão, também, pelo encontro “O Mundo visto de Fátima – Jornadas de Comunicação no contexto do centenário do Voz da Fátima”, em Abril de 2022, e por uma publicação científica, além de um apontamento museológico no NewsMuseum, em Sintra.