Sociedade

Mural pintado em Leiria alerta para o fim da violência contra mulheres

25 nov 2022 16:33

Orange Leiria junto às escolas para sensibilizar jovens e mostrar que há respostas

A imagem criada pela agência de publicidade Sistema 4 e pintada num mural em frente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de uma mulher com uma mão a tapar a boca e a mensagem de pôr fim à violência contra as mulheres foi inaugurada hoje no âmbito da acção Orange Leiria, inspirada na campanha Orange the World da UNESCO.

A iniciativa conjunta com a Associação Mulher Século XXI e Município de Leiria, juntamente com mais de uma dezena de parceiros, entre os quais o JORNAL DE LEIRIA, é inédita no concelho e tem a chancela das Nações Unidas.

Até 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a cidade irá ficar vestida de laranja, que além de sensibilizar toda a problemática pretende divulgar o contacto do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (244 821 728), que está inscrito no Mural e em vários cartazes.

Este domingo, no jogo entre a União de Leiria e o Caldas, o Estádio Municipal de Leiria também se vai ‘pintar’ de laranja e os jogadores vão exibir uma faixa da mesma cor, alertando para a violência contra as mulheres, que este ano já matou duas dezenas em Portugal.

“O mural fica numa zona extremamente importante para sensibilizar os jovens e levar a mensagem para casa. É precisa toda a visibilidade possível para esta causa. As pessoas também necessitam de conhecer as respostas que existem para ajudar todas as vítimas de violência doméstica”, sublinha Susana Ramos Pereira, presidente da Associação Mulher Século XXI.

Também Ana Valentim, vereadora no Município de Leiria, destaca a localização do mural, junto às escolas, pois além da ESECS, situam-se a poucos metros a Escola Secundária Rodrigues Lobo e a Escola 2.º, 3.º ciclo D. Dinis, e a imagem será "um alerta para a violência no namoro".

“Esta marca fica em Leiria e apela-se à necessidade de denunciar", acrescenta a autarca.

Pedro Oliveira, director criativo da Sistema 4, afirma que o contributo da empresa para esta causa é uma forma de “devolver à comunidade, de uma forma mais feixe, o que durante o ano nos dá”.

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala hoje Susana Ramos Pereira salienta a importância do “trabalho silencioso” que a instituição faz e a respostas que tem, pouco conhecidas da população.

“Fiquei estarrecida quando alguém - que passou junto à associação - me dizia que não sabia que estávamos ali. O que sentimos é que nestas datas as pessoas precisam de saber que há um número de telefone para o qual podem ligar e do outro lado está sempre alguém que vai dar ajuda. Se não for uma competência nossa, indicaremos outra entidade para dar todo o apoio para resolver estas problemáticas", frisa Susana Ramos Pereira.