Sociedade

Muros de pedra seca querem ser Património da Humanidade

21 jul 2020 21:00

Após vencerem a final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

muros-de-pedra-seca-querem-ser-patrimonio-da-humanidade
Muros fazem parte da identidade da região do Maciço Calcário Estremenho
Ricardo Graça/Arquivo

Os muros de pedra seca do concelho de Porto de Mós foram apurados, na Batalha, como finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na votação final que se realizará a 5 de Setembro.

A escolha entre os sete finalistas do distrito de Leiria foi feita pelo público, durante a transmissão do programa Maravilhas da Cultura Popular, da RTP.

Mas a ambição não ficará por aí.

“Esta é uma candidatura do território. A Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros está já a trabalhar, em conjunto com a Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento numa candidatura do ‘saber-fazer dos muros de pedra’ a Património da Humanidade. Integra uma candidatura maior do Sul da Europa, a Património da Humanidade da Unesco”, anunciou Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós, para quem a passagem à próxima fase das 7 Maravilhas, marca o potencial da candidatura no turismo de natureza e a marca de um território.

Ao adoptar o lema “Muros que unem”, a candidatura pretende mostrar que existe um amplo apoio de outras autarquias da região, como Alcobaça, Rio Maior ou Penela, que comungam desta identidade. 

A candidatura apadrinhada por Guta Moura Guedes superou seis candidatos do distrito de Leiria: artesanato em vidro e arte xávega (Marinha Grande), Procissão dos Caracóis (Batalha), Enterro do Bacalhau (Leiria), renda de bilros e Procissão Marítima Nocturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (Peniche).

Haverá ainda, antes da final em Setembro, uma repescagem de oito dos candidatos nacionais já eliminados, entre os segundos lugares, o que ainda poderá levar a Procissão dos Caracóis do Reguengo do Fètal (Batalha) à final. Será a 16 de Agosto.