Viver

Museu Joaquim Correia celebra 25 anos com actividades para toda a família

30 nov 2022 13:00

Iniciativas vão decorrer na Marinha Grande, a partir de amanhã e até 17 de Dezembro

museu-joaquim-correia-celebra-25-anos-com-actividades-para-toda-a-familia
Museu Joaquim Correia
DR

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, vai celebrar o seu 25.º aniversário, no próximo dia 5 de Dezembro, com actividades para toda a família, que vão decorrer de amanhã, dia 1, até 17 de Dezembro, e cuja participação é gratuita.

De acordo com a autarquia, estão programadas as exposições Escolas em pandemia; Feminae, do escultor Paulo Honorato; e uma tertúlia sobre os 25 anos deste espaço museológico e o seu futuro.

"O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o professor e escultor Joaquim Correia", salienta a câmara.

Inaugurado em 5 de Dezembro de 1997, o museu está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor. É constituído por obras realizadas e doadas pelo autor e família à Câmara da Marinha Grande, para fruição e enriquecimento do património cultural", contextualiza a autarquia.

O programa comemorativo do 25.º aniversário do Museu Joaquim Correia é o seguinte:

Dia 1 de Dezembro, pelas 15:30 horas, inauguração da exposição Escolas em pandemia - O Museu Escolar de Marrazes, com participação do grupo de gaiteiros dos Tocándar.

A convite do Museu Escolar de Marrazes (MEM), o fotógrafo Nuno André Ferreira percorreu 26 escolas de 26 municípios para fazer um retrato da pandemia nos estabelecimentos de ensino. Deste projecto resultou uma exposição itinerante inaugurada dia 15 de Maio de 2022, no Museu Escolar de Marrazes, que agora o Município da Marinha Grande recebe para reflectir conjuntamente com a sua comunidade como foi a pandemia vivida em contexto escolar. A exposição estará patente até dia 11 de Janeiro de 2023. Trata-se de um projecto apoiado pela Rede Portuguesa de Museus, no âmbito do programa ProMuseus, conta com parceria do Museu Escolar de Marrazes e da Associação Tocándar.

Dia 4 de Dezembro, pelas 16 horas, inauguração da exposição Feminae, de Paulo Honorato. Com actuação do grupo de Dança Contemporânea, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense;  e da Tuna Projectos de Vida Sénior, da Universidade Sénior da Marinha Grande.

"Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a reflectir sobre a força da vulnerabilidade feminina", salienta a câmara. A exposição está patente até dia 8 de Abril de 2024. Trata-se de uma parceria entre Escola de Artes e Movimento do SOM, Projectos de Vida Sénior - Universidade Sénior da Marinha Grande.

Dia 17 de Dezembro, pelas 16:30 horas, há tertúlia: 25 anos do Museu Joaquim Correia, e agora?, para refletir sobre o poder deste museu, do seu espólio, do que representa em termos de identidade local.