Viver

Museu Municipal de Óbidos reabre mais digital e acessível

6 out 2025 08:45

Investimento em novas tecnologias e visitas interactivas

museu-municipal-de-obidos-reabre-mais-digital-e-acessivel
É a rainha D. Maria I que "recebe" o público
Facebook CMO

Logo na entrada, um retrato a óleo sobre tela de finais do século XVIII como que ganha vida para orientar quem chega. Com ajuda da tecnologia, é a rainha D. Maria I que recebe o público no Museu Municipal de Óbidos, reaberto no sábado, 27 de Setembro, após renovação.

A pintura de Josefa d’Óbidos destaca-se e na sala que lhe é dedicada está disponível uma apresentação, em português e inglês, do trajecto e produção da artista que viveu no século XVII. Está também disponível um jogo interactivo com quadros da colecção, que permite criar uma obra e enviá-la para outra pessoa.

De acordo com o município, cerca de 70% dos visitantes são estrangeiros.

A renovação “aposta forte na tecnologia digital e em inteligência artificial” e procura oferecer um “maior envolvimento com a História”.

“Através da análise de dados e do uso de algoritmos inteligentes, foi possível adaptar os conteúdos” e “responder a perguntas, em diferentes línguas (português, inglês, francês e espanhol)”, pode ler-se na nota de divulgação. A autarquia pretende “oferecer uma nova forma de divulgar, preservar, interpretar e experienciar o património” e, ao mesmo tempo, estabelecer um “pólo de aprendizagem e conhecimento”.

Na Sala dos Retábulos, é Bruno Silva, técnico da Câmara de Óbidos, que, de forma virtual, apresenta o acervo.

O Museu Municipal de Óbidos está aberto de terça-feira a domingo, das 9:30 às 13 horas e das 14 às 17:30. A colecção inclui arte religiosa (objectos de culto, pintura e escultura) do século XV ao século XVIII e artefactos arqueológicos.

A abordagem baseada na inovação e acessibilidade, segundo o município, pode vir a ser replicada noutros espaços do concelho.