Viver

Música, pintura e cerâmica lembram Artur de Oliveira Santos em Ourém

2 dez 2022 09:25

Projecto da associação cultural Albardeira e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade começa esta fim-de-semana e evoca o administrador do concelho de Ourém à época dos acontecimentos de Fátima

musica-pintura-e-ceramica-lembram-artur-de-oliveira-santos-em-ourem
Foi escritor, jornalista e político
Blog Silêncios e Memórias / Arquivo Torre do Tombo

A mesa redonda “À conversa com o administrador” marca o início do projecto Participa, um ciclo de actividades culturais dedicadas a Artur de Oliveira Santos, antigo administrador do concelho de Ourém.

Artur de Oliveira Santos, as suas atitudes e comportamentos (os que se conhecem com relevo para a participação cívica) e os valores que defendeu, são o ponto de partida para reflectir, debater e inquietar os vários públicos para a realidade da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e da participação cívica dos jovens, da democracia participada e da sua expressão ao nível local, lê-se na nota de divulgação.

O arranque, este sábado, 3 de Dezembro, pelas 16 horas, no Museu Municipal de Ourém, pretende debater a figura de Artur de Oliveira Santos “como jornalista, republicano e impulsionador da mudança política, e a Casa do Administrador como ponto de luz sobre a sua pessoa”, adianta a organização, a cargo da associação cultural Albardeira e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.

José Poças das Neves e Ana Saraiva são oradores na primeira sessão do projecto Participa, que se prolonga até ao final de Janeiro de 2023.

No plano de actividades, encontra-se um conjunto de três workshops, com o título “Artur visto pelas mãos dos artistas”, sobre cerâmica, reutilização de peças de metal e pintura urbana, a serem orientados, respectivamente, por Dania Margrit Lehmann, Carlos Sousa e Diogo Monteiro (Tenório).

Administrador do concelho no tempo dos acontecimentos de Fátima, em 1917, Artur de Oliveira Santos foi também latoeiro, profissão que hoje se encontra em extinção e é vista cada vez mais como um trabalho de artesanato.

Os workshops têm por objectivo a reflexão em torno dos valores da democracia e da república, através da criação livre de peças que representam a forma como os mais novos compreendem estes conceitos; o tema da primeira república portuguesa e o fim da monarquia, ao mesmo tempo que se valoriza a criação de peças de arte com recurso a materiais já existentes; e a elaboração de um mural alusivo e comemorativo da república com a participação das turmas de artes do Agrupamento de Escolas de Ourém.

No encerramento, a 28 de Janeiro, há concerto e uma conversa sobre o associativismo e o colectivismo juvenil.

O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia.

“Na história recente de Ourém há uma figura incontornável, que participou activamente na vida do concelho, mas também na vida política e social do país – é essa figura, a do administrador Artur de Oliveira Santos”, é referido no comunicado de imprensa. “Pessoa que nos inspira no exercício de cidadania, pensamento crítico e procura constante do desenvolvimento da nossa freguesia — Nossa Senhora da Piedade”.

Nascido a 22 de Janeiro de 1884 em Ourém, faleceu em Lisboa, a 27 de Junho de 1955.

Artur de Oliveira Santos fundou ainda jovem, os jornais locais Voz de Ourém e Povo de Ourém, e colaborou nos Jornais O Mundo, A Vanguarda, O País, O Século, A República, O Povo, O Rebate, A Capital, O Diário, A Razão e A Voz da Justiça.

Foi escritor, jornalista e político, um dos fundadores do Centro Republicano Democrático e membro da comissão municipal de Ourém do Partido Republicano Português em 1907.