Viver
Na aldeia que atrai artistas, um festival para celebrar arte, amizade e natureza
Nascentes: os habitantes das Fontes e a Omnichord propõem concertos, petiscos e workshops
É no cenário da nascente do rio Lis que vai acontecer o concerto de Inês Bernardo e Nuno Rancho, na tarde do próximo domingo. Direccionado para crianças, sim, com canções infantis de todos os tempos revisitadas através de novos arranjos e ritmos mais modernos, mas, também, com surpresas para o público mais velho. Por exemplo, um riff de Mamonas Assassinas a emergir durante “A Loja do Mestre André”.
Inês Bernardo, a voz dos Catraia, é um dos nomes do festival Nascentes que tem ligações à aldeia de Fontes, para onde se mudou há cinco anos com o namorado e agora marido, o músico João Maneta, que é originário da freguesia de Cortes e vai actuar em trio de jazz, ao lado de Paulo Bernardino e André Ramalhais.
Pela primeira vez em formato festival, a segunda edição do Nascentes está a decorrer na aldeia de Fontes até 3 de Julho e relaciona “artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição”.
Organizado por programadores e produtores da editora Omnichord em parceria com voluntários da Associação Cultural e Recreativa Nascente do Lis (ACRNL), é totalmente gratuito e pretende exaltar a arte, o espírito comunitário e a vivência sustentável do meio ambiente.
Há palcos e petiscos em cima do rio e espectáculos na grota, na eira da dona Lúcia, no jardim da Céu e do Fernando, no Largo do Rossio, no terraço da Ilda e do Rui e na horta da dona Maria dos Anjos.
O charme da aldeia que continua a atrair turistas e visitantes de fim-de-semana funciona como feitiço para Inês Bernardo e João Maneta, que ali encontram “a calma” e o ambiente “inspirador” de que estavam à procura. Podem tomar banho no rio ou passear na floresta e pertencer a “uma grande família”, que a cantora aproveita para novos temas dos Catraia.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.