Legislativas 2024

Na Marinha Grande, Cotrim defendeu mudanças nas florestas

26 jan 2022 11:03

Presidente da Iniciativa Liberal propõe novo modelo para gestão florestal

na-marinha-grande-cotrim-defendeu-mudancas-nas-florestas
João Cotrim de Figueiredo
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal (IL), visitou ontem o nosso distrito, para apoiar Dário Florindo, cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Leiria.

Na Marinha Grande, junto ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Cotrim referiu que "a forma como o Estado tem gerido os problemas da floresta não é satisfatório".

"Temos que juntar as políticas que defendem o valor económico da floresta  com as políticas que defendem o seu valor ambiental. Porque isto tem estado desequilibrado e posto de uma maneira que não é sustentável", considerou.

"Ao querer impor regras e limitações a quem é proprietário de floresta, sem cuidar do interesse económico, estamos a fazer com que as pessoas, à primeira dificuldade, deixem de cumprir as regras ou deixem de ter interesse económico na exploração".

Por isso, "gostaríamos de transitar de um modelo regulamentar, para um modelo mais contratual, onde objectivos económicos e ambientais constassem de acordos, programas, contratos com entidades públicas", contrapôs.