Economia

Não tem net, telefone ou televisão? A Vodafone foi alvo de um ciberataque e alguns serviços continuam em baixo

8 fev 2022 08:33

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G"

nao-tem-net-telefone-ou-televisao-a-vodafone-foi-alvo-de-um-ciberataque-e-alguns-servicos-continuam-em-baixo
.
Freestocks@Unsplash

A  Vodafone Portugal foi alvo de um ciberataque na noite de segunda-feira, anunciou hoje a empresa.

Os problemas na rede foram registados a partir das 21 horas de ontem, 7 de Fevereiro e tal, explica a empresa, deveu-se a um “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detectado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afectar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

A operadora admite que os problemas técnicos estão a ter impacto numa “percentagem significativa de clientes”, afectando “essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de televisão”.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”, informa a operadora, embora, às 8 horas de hoje, em zonas de Leiria, Pombal, Ansião e Marinha Grande continue a ser impossível fazer chamadas.

“Infelizmente, a dimensão e a gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação” que irá acontecer progressivamente ao longo de terça-feira.

O portal Downdetector registou o pico de notificações (7727) pelas 22:05, sendo Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia os locais com mais problemas registados.