Sociedade

Natural de Leiria, bispo de Viana do Castelo faleceu em acidente

18 set 2020 20:37

D. Anacleto Oliveira faleceu, hoje, num despiste ocorrido na A2, próximo de Almodôvar.

natural-de-leiria-bispo-de-viana-do-castelo-faleceu-em-acidente
Em Agosto, Anacleto Oliveira tinha celebrado 50 anos de ordenação sacerdotal e dez como bispo de Viana do Castelo
DR

Natural de Cortes, Leiria, D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, faleceu hoje na sequência do despiste do automóvel que conduzia na auto-estrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

De acordo com informação avançada à agência Lusa por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o acidente ocorreu por volta das 11:30 horas, tendo o óbito sido declarado no local.

"As circunstâncias excepcionais que nos envolvem aconselham-nos (…) a uma oração reforçada, assim como à serenidade e tranquilidade próprias de quem coloca o seu coração no Senhor", refere um comunicado emitido pela diocese de Viana do Castelo

Anacleto Oliveira, de 74 anos, celebrou, em Agosto, 50 anos de ordenação sacerdotal e 10 anos como bispo de Viana do Castelo.

Nascido em Cortes, frequentou o seminário diocesano de Leiria entre 1957 e 1969, tendo sido ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1970.

Em Roma fez a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1971), obtendo ainda, na mesma cidade, a licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974).

De 1974 a 1977 foi professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, tendo igualmente, neste último ano, obtido a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na Alemanha fez o doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987).

Naquele país foi capelão de emigrantes portugueses na Diocese de Münster. De regresso a Portugal, a partir de 1988, retoma a leccionação de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e, ao mesmo tempo, no seminário diocesano de Leiria, na Escola de Formação Teológica de Leigos de Leiria e na Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa.

Em 2001 assumiu, a presidência da Comissão directiva do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.

Entre outras funções, D. Anacleto de Oliveira foi ainda secretário da Comissão Científica dos Congressos Internacionais de Fátima (1997, 2001 e 2003) e membro do Conselho de administração e de gestão e finanças do Santuário de Fátima.

Actualmente era presidente da comissão episcopal para a liturgia e coordenador da nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Câmara de Viana do Castelo já decretou dois dias de luto municipal. "Trata-se de uma grande perda para a diocese de Viana do Castelo, mas também a perda de uma personalidade afável, dialogante e profundamente interessada na vida das populações do Alto Minho", sublinha uma nota de imprensa da Autarquia, citada pela agência Lusa.