Sociedade

Nazaré: GNR apreende 770 quilos de pescada sem as medidas legais

20 fev 2022 18:54

A acção policial permitiu identificar um homem de 42 anos, tendo sido elaborado o auto de contraordenação

nazare-gnr-apreende-770-quilos-de-pescada-sem-as-medidas-legais
Redacção/Agência Lusa

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu 770 quilos de pescada subdimensionada no porto de abrigo da Nazaré, foi hoje anunciado.

“No âmbito de uma acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de controlar a comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda interceptaram uma viatura que continha no seu interior pescado sem as medidas regulamentares de venda”, afirma a GNR em comunicado.

A apreensão desta quantidade de pescada ('merluccius merluccius') pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no distrito de Leiria, ocorreu na sexta-feira, mas só hoje foi divulgada.

A acção policial permitiu identificar um homem de 42 anos, tendo sido elaborado o auto de contraordenação, cuja coima pode ascender a37.500 euros, para ser remetido à Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

“O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, será entregue a várias instituições de solidariedade social”, adianta a GNR, alertando que “uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial" deste recurso natural.