Sociedade

Nazaré investe um milhão de euros em nova interface de transportes públicos

7 jan 2020 10:44

Com um valor de quase um milhão de euros (994.089,92 euros - IVA incluído) e uma comparticipação de fundos europeus estimada em 844.976,43 euros, a obra deverá começar em breve .

nazare-investe-um-milhao-de-euros-em-nova-interface-de-transportes-publicos
Nova interface será criada na Avenida do Município, junto à Biblioteca Municipal, próxima do centro e da praia
DR

O equipamento terá como função fazer a interface entre as carreiras urbanas e de acesso às povoações vizinhas e as carreiras nacionais da Rede de Expressos, a futura ciclovia da Avenida do Município e a mobilidade pedonal aos principais equipamentos e serviços do concelho.

Prevê-se, ainda, a instalação de um posto de bicicletas eléctricas. Estas mais-valias permitirão à nova interface de transportes públicos, funcionar como um eixo de mobilidade. 

A obra integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Nazaré, no âmbito da promoção de estratégias de baixo teor de carbono e foi projectada para implantação num terreno municipal na Avenida do Município, junto à Biblioteca Municipal, próximo do centro e da praia.

Em nota de imprensa, a autarquia sublinha que o actual terminal mantém o estatuto de provisório há "longos anos, sem as condições dignas e necessárias para a prestação de bons serviços às populações, residentes e turísticas".

O projecto de execução (arquitectura e especialidades), desenvolvido a partir da identificação das necessidades e do reconhecimento do local de intervenção, premissas e objectivos do município, foi aprovado por unanimidade, ontem, segunda-feira, na reunião da Câmara da Nazaré. 

“A candidatura a financiamentos foi apresentada, estando em processo de avaliação”, explica o presidente da autarquia, Walter Chicharro, em comunicado, acrescentando que se deu “o primeiro passo, que incorpora as alterações e loteamento” com a aprovação do projeto, que “cumpre um desígnio há muito necessário à terra” e “um objectivo continuamente perseguido durante os últimos anos para que se possam dar condições adequadas aos que chegam por via rodoviária".