Sociedade

Nazaré requalifica parque infantil em Fanhais

17 abr 2021 13:12

Espaço estava sem uso desde a construção do Centro Escolar da Nazaré

nazare-requalifica-parque-infantil-em-fanhais

O mais recente parque infantil do concelho da Nazaré, localizado em Fanhais, na freguesia da Nazaré, foi requalificado e já se encontra ao serviço da povoação.

A obra, que serviu para requalificar o antigo recreio da Escola Primária, contou com um investimento de 95.140 euros e disponibiliza novos equipamentos num espaço central da localidade, dedicado a momentos de diversão e socialização, refere uma nota de imprensa.

Com uma área total de 1954 metros quadrados, situados numa zona praticamente plana, a requalificação visou reaproveitar um espaço sem funções desde a construção do novo Parque Escolar da Nazaré, onde se concentraram os recintos escolares, que levaram à alteração da utilização dos espaços exteriores das antigas escolas primárias do concelho.

“Os antigos recreios escolares deixaram de ter a função para a qual foram projectados, havendo, por isso, a necessidade de lhes atribuir novas funções”, explica o vereador da Câmara, Salvador Formiga, citado na nota de imprensa.

Integrado no projecto autárquico de Reabilitação dos Espaços de Jogo e Recreio existentes no concelho, a Câmara Municipal pretende continuar a criar novos espaços de desporto, recreio e lazer, modernos e inclusivos, para toda a população, criando e devolvendo à população um espaço renovado e acessível, de recreio e lazer para as várias faixas etárias.

Em Fanhais, pelas próprias características do espaço e da sua envolvente, a proposta de intervenção desenvolveu-se no sentido de valorizar todo o espaço de recreio em causa, tornando-o acessível, seguro e estimulante.

O desenvolvimento da intervenção atendeu às características do espaço e a sua envolvente marcadamente rural, bem como às necessidades das várias faixas etárias da população, refere a mesma nota.

O espaço possui, actualmente, um número considerável de árvores que fornecem sombra, pavimentos semi-permeáveis, para a drenagem natural das águas pluviais, com calçada de cubos de calcário – que envolve o antigo edifício da escola primária e a entrada no espaço a partir da zona da Associação dos amigos de Fanhais, e o saibro argamassado com cal, na área de jogos tradicionais.