Desporto

Negócio fechado: Auriol Dongmo reserva lugar nos Jogos Olímpicos

7 dez 2020 08:43

Atleta orientada por Paulo Reis fez a marca de qualificação este domingo, no Brasil.

negocio-fechado-auriol-dongmo-reserva-lugar-nos-jogos-olimpicos
Auriol Dongmo é a líder mundial do ano de 2020
Ricardo Graça/Arquivo

Já está. Com um lançamento de 18,57 metros, Auriol Dongmo alcançou este domingo, no Brasil, a marca de qualificação olímpica na prova de lançamento do peso.

A atleta radicada em Leiria, onde treina com Paulo Reis no Centro Nacional de Lançamentos, abriu o concurso no Grande Prémio do Brasil, a última prova do World Continental Tour de 2020, com a marca de 18,29 metros.

Tinha, no entanto, a qualificação olímpica (18,50 metros) no pensamento, o que conseguiu no terceiro ensaio, com os 18,57 metros.

Recorde-se que, apesar de Auriol Dongmo, naturalizada portuguesa no final do ano passado, ter batido o recorde nacional ainda no Verão (19,53 metros), a janela de reconhecimento das marcas de qualificação estava fechada, só abrindo no passado dia 1 de Dezembro, data em que as marcas são também reconhecidas para os rankings da World Athletics.

Depois de Evelise Veiga (triplo salto), Auriol é a segunda atleta de Leiria com um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Também Irina Rodrigues (lançamento do disco) está em boa situação para que tal aconteça.