Economia

Nerlei leva dez empresas de Leiria a conhecer boas práticas no Norte

1 mai 2022 18:00

Visitas à Altice Labs, em Aveiro, e à HUF Portuguesa, em Tondela, distrito de Viseu

nerlei-leva-dez-empresas-de-leiria-a-conhecer-boas-praticas-no-norte
.
Ricardo Graça/Arquivo

A Associação Empresarial da Região de Leiria vai proporcionar a 10 empresas da região visitas às empresas Altice Labs, em Aveiro, e à HUF Portuguesa, em Tondela, no distrito de Viseu.

Estas visitas vão realizar-se na próxima quinta-feira e concretizam duas acções integradas na operacionalização do projecto conjunto Empresas 4.0 que a Nerlei está a dinamizar.

Uma das acções é um Benchmarking Tour, que tem como objectivo a partilha de boas práticas, sensibilizando as PME para os desafios futuros, através da promoção de visitas a empresas modelo, neste caso a Altice Labs, explica a associação em nota à imprensa.

A outra acção é uma sessão de Speed Networking, na qual todas as empresas participantes terão oportunidade de reunir individualmente com a HUF Portuguesa, para lhe apresentar ideias e propostas concretas de colaboração.

Além deste tipo de acções, e para cumprir o seu objectivo, o projecto Empresas 4.0 prevê intervenções nas empresas aderentes, com um apoio de 50% das despesas elegíveis nas diversas áreas de intervenção.

Neste momento, já aderiram ao projeto 80 empresas, havendo ainda disponibilidade de vagas em algumas áreas.

O projecto Empresas 4.0 tem como objectivo apoiar e potenciar o processo de preparação das PME para os desafios da indústria 4.0, através de um reforço das suas capacidades de organização e gestão.

“Este reforço será feito apostando nos recursos humanos, gestão, estratégia, inovação, eficiência e marketing com vista à promoção da produtividade e competitividade organizacional nas empresas”.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2.082.941 euros, dos quais 1.150.824 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.