Economia

Nerlei vai ensinar digital a adultos que nunca usaram internet

30 jan 2022 09:30

Associação Empresarial da Região de Leiria celebrou um protocolo para acolher e dinamizar um Centro EUSOUDIGITAL, projecto que já está no terreno

nerlei-vai-ensinar-digital-a-adultos-que-nunca-usaram-internet
Vão ser desenvolvidas várias acções de capacitação digital
DR

A Nerlei tem a funcionar no seu edifício, em Leiria, um dos 1500 centros espalhados pelo País que vão operacionalizar o programa EUSOUDIGITAL.

Esta iniciativa tem como objectivo apoiar adultos que nunca utilizaram a internet, através de acções de capacitação digital, desenvolvidas por mentores, no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade, como juntas de freguesia, escolas, lares, entre outros.

Os principais destinatários são todos os cidadãos na faixa etária a partir dos 45 anos de idade, aponta a associação em nota à imprensa.

A actividade do centro instalado na Nerlei assenta em dois pilares:

· Alunos: adultos que nunca usaram a internet e que pretendem começar a fazê-lo, seja porque precisam de se adaptar a novas realidades de emprego, para aceder a serviços do Estado e das empresas, ou apenas para combater a solidão;

· Mentores: com mais de 18 anos; à vontade com o mundo digital; disponíveis para ensinarem o que sabem e ajudar a comunidade, numa perspectiva de voluntariado; fazer parte da equipa do projecto e contribuir para a sua missão, ganhando competências e enriquecendo o seu currículo.

O Centro EUSOUDIGITAL da Nerlei encontra-se nesta fase a alargar a sua base de dados de Mentores e também a receber inscrições de alunos (www.eusoudigital.pt, 800 210 397 ou 244 890 200).

O programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa que junta o Estado português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Activa, e é financiado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.

“Este é mais um dos vários projectos que a Nerlei dinamiza na área da qualificação das pessoas, como forma de reforçar as competências dos recursos humanos da região, contribuindo dessa forma para uma maior competitividade empresarial e reforço do desenvolvimento regional”, aponta a associação.