Sociedade

Nicolas Ferreira premiado em concurso internacional de invenções com sandália La Loka

13 nov 2021 12:12

Jovem criador, com origens familiares em Porto de Mós, criou La Loka, uma sandália natural que muda de cor.

Maria Anabela Silva

Nascido em França, mas com raízes em Porto de Mós, Nicolas Ferreira acaba de ser distinguido num concurso internacional de invenções, realizado em Paris, denominado porConcours Lépine Internacional.

Com formação profissional em sapateiro, Nicolas Ferreira apresentou-se em competição com uma sandália concebida por si - a La Loka -, com sola 100% natural e que pode mudar de cor em função do vestuário.

Esta criação valeu-lhe uma das medalhas de prata do concurso, que, nesta edição, contou com cerca de 150 invenções em competição, repartidas por cinco categorias: natureza; mobilidade e transporte, saúde, indústria e “universos conectados”.

“Este concurso deixou-nos convencidos da utilidade do nosso produto”, diz Nicolas Ferreira, que espera que a medalha conquistada ajude a 2convencer alguns fabricantes” a trabalharem com a marca no “aperfeiçoamento e desenvolvimento do produto”.

A ideia base da La Loka passou por criar “uma sandália de qualidade, confortável e com tiras que possam ser mudadas, de forma a variar a cor, e que se ajustem ao pé”, permitindo que, para ter sandálias de várias cores, em função do vestuário, não seja necessário possuir diversos pares.

A par do conforto e da qualidade, a marca tem também preocupações ambientais. Por um lado, podem-se “fazer vários pares com apenas uma única sola”. Por outro, a pegada de carbono “é reduzida porque todos os produtos usados no processo de fabrico vêem de um raio máximo de 300 quilómetros” e a montagem é feita “dentro de um raio de 100 quilómetros”.