Sociedade

Noite em Leiria: “Não haverá hesitação” da PSP em fechar espaços onde se verifiquem problemas

29 jun 2023 14:56

A advertência foi deixada pelo comandante distrital da PSP numa reunião realizada esta manhã, que contou com proprietários e representantes de 17 estabelecimentos de diversão nocturna da cidade

noite-em-leiria-nao-havera-hesitacao-da-psp-em-fechar-espacos-onde-se-verifiquem-problemas
PSP e Município de Leiria realizaram, esta manhã, uma reunião com proprietários e representantes de 17 estabelecimentos de diversão nocturna
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

“Não haverá hesitação por parte da Polícia de Segurança Pública em promover o encerramento de estabelecimentos onde se verifiquem alterações de ordem que provoquem a instabilidade e a paz social da cidade”. A advertência foi deixada pelo comandante distrital da PSP de Leiria numa reunião realizada esta manhã, que contou com proprietários e representantes de 17 estabelecimentos de diversão nocturna da cidade.

O encontro aconteceu na sequência de incidentes na noite, com agressões no exterior da discoteca Mandarim – entretanto, encerrada como medida cautelar -, que causaram “algum alarme social”, explicou o superintendente José Figueira, numa conferência de imprensa após a reunião, na qual o comandante distrital garantiu que Leiria “é uma cidade segura e tranquila”.

Segundo o superintendente, o encontro, que contou também com a presença de Luís Lopes, vereador da Câmara de Leiria, serviu para “sentir as preocupações” dos empresários e “tentar perceber que medidas podem ser adoptadas em conjunto para evitar a repetição” daquele tipo de incidentes.

“A PSP e a câmara entendem que os proprietários dos estabelecimentos também têm um papel a desempenhar na segurança dos seus espaços, para evitar mais medidas cautelares de encerramento”, reforçou José Figueira, deixando a garantia de que poderão existir mais fechos de espaços no caso de “não cumprirem a Lei”.

Por seu lado, Luís Lopes deixou a promessa que a câmara “não terá problemas” em rever os horários e a lotação dos estabelecimentos de diversão noctura, para “garantir que as condições de funcionamento” estão reunidas, de forma a “defender os interesses dos empresários e da sua actividade e garantir que a percepção de que Leiria é uma cidade segura não se altera”.

Para o vereador, a posição conjunta da PSP e da câmara, “não é uma afronta ou uma ameaça”, mas uma atitude “preventiva”, para garantir que Leiria “se mantém como uma cidade segura e com uma noite vibrante” e que os casos recentes de violência são “pontuais”.

De acordo com Luís Lopes, durante o encontro com os empresários foi ainda abordada a questão do ruído, com o vereador a anunciar que a câmara está a preparar uma campanha sobre esta matéria, que incidirá também nos eventos, incluindo os que são organizados pela autarquia.