Economia

Nómadas digitais: quando trabalhar é sinónimo de liberdade

21 out 2022 20:30

A nossa região está na rota dos nómadas digitais, para quem o “escritório” pode ser um jardim do norte do distrito de Leiria, ou, dias depois, um hostel na Tailândia

nomadas-digitais-quando-trabalhar-e-sinonimo-de-liberdade
Dora Matos é natural de Leiria e tem trabalhado a partir dos mais belos recantos do mundo
Alfonso Castillo
Daniela Franco Sousa

Portugal é o mais recente país europeu a criar um instrumento para regular a estadia temporária dos denominados nómadas digitais, pessoas que, recorrendo às potencialidades das novas tecnologias, trabalham remotamente, o que lhes permite viver em várias cidades e países do mundo por períodos mais ou menos longos de tempo.

Segundo notícia avançada pelo Público, o visto de estada temporária e de autorização de residência para nómadas digitais pode ser pedido a partir de 30 de Outubro nos consulados portugueses ou no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

A mesma fonte realça ainda que Lisboa já é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais, mas o nosso jornal foi ao encontro de estrangeiros que também incluem o distrito de Leiria na sua “rota”. Encontrámos ainda portugueses, desta região, que trabalham pelo mundo inteiro, num estilo de vida sui generis, onde o “escritório” tanto pode ser um hotel, uma van ou uma autocaravana, estacionada pelas paisagens arrebatadoras da Malásia, da Bolívia ou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ