Viver

Nomeados para melhor álbum abrem CriaJazz

29 jun 2022 21:00

Festival com organização d'O Nariz leva cinco concertos de jazz ao Castelo de Leiria

nomeados-para-melhor-album-abrem-criajazz
Garfo, primeira banda a actuar no CriaJazz, já no próximo domingo
DR

Bernardo Tinoco (saxofone), João Almeida (trompete), João Fragoso (contrabaixo) e João Sousa (bateria), que constituem o colectivo Garfo, abrem no domingo, 3 de Julho, às 19 horas, a terceira edição do festival CriaJazz, que este ano decorre no Castelo de Leiria.

Editaram o disco de estreia no ano passado, pela Clean Feed, e estiveram nomeados para os Prémios Play 2022 na categoria de melhor álbum de jazz.

Organizado pel'O Nariz, em parceria com o Município de Leiria e com o Teatro José Lúcio da Silva, o CriaJazz acontece nos meses de Julho e Agosto, com cinco concertos, no total, sempre às 19 horas.

Além da actuação do quarteto Garfo, estão anunciados espectáculos de Mova Dreva (17 de Julho), André Murraças Quarteto (31 de Julho), Almmond Trio (14 de Agosto), e Bassab – Eddy Slap Project (28 de Agosto).

Conforme explica o Nariz na comunicação do evento, o CriaJazz surgiu em 2020, já em tempo de pandemia, pela necessidade de continuar o acolhimento aos músicos de jazz proporcionado pelo grupo de teatro nos últimos 16 anos, em sessões de programas como o Jazz às Quintas ou as Noites com Jazz, que reuniram artistas portugueses e estrangeiros.

Em 2022, o CriaJazz volta a acontecer ao ar livre e a informação e gestão de bilheteira é feita no site do Teatro José Lúcio da Silva.

Depois do colectivo Garfo, segue-se, a 17 de Julho, o quarteto de etno-jazz Mova Dreva, com Katerina L’dokova (pianista e cantautora), João Fragoso (contrabaixo), Diogo Alexandre (bateria) e Diogo Duque (trompete).