Sociedade

Norte do distrito perdeu metade da população em 60 anos

3 dez 2015 00:00

O envelhecimento da população é um dado transversal a toda a Europa. As regiões do interior estão a ser as mais atingidas. Os autarcas pedem apoio e destacam a qualidade de vida

norte-do-distrito-perdeu-metade-da-populacao-em-60-anos-2608

Qualidade de vida, ar puro e paisagens a fazer lembrar fotos de catálogo caracterizam o norte do distrito de Leiria. O progresso trouxe vias de comunicação que encurtaram as distâncias, mas a interioridade, falta de emprego e de alguns serviços têm prejudicado a fixação em Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Segundo dados da Pordata, com base nos Recenseamentos Gerais da População do Instituto Nacional de Estatística, o concelho de Pedrógão Grande foi o que mais população perdeu entre 1960 e 2011 (52,4), seguindo-se Figueiró dos Vinhos (46,5), Alvaiázere (46,3), Castanheira de Pera (44,3) e Ansião (23,9).

Esta perda é acompanhada de um nível elevado de envelhecimento. Jorge Abreu, presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, constata que a evolução demográfica do seu concelho “segue o padrão dos municípios” de dimensão simular, que também “registaram incapacidade de gerar emprego, principalmente qualificado e jovem, capaz de manter a população jovem nos seus territórios de origem e assim contribuir para o rejuvenescimento da população”.