Viver

Nos 10 anos da Omnichord, os músicos gravaram um álbum às escondidas para surpreender o fundador da editora

15 fev 2022 10:45

Prenda surpresa para o mentor da Omnichord, 10 chega às plataformas digitais com uma dezena de novos temas

nos-10-anos-da-omnichord-os-musicos-gravaram-um-album-as-escondidas-para-surpreender-o-fundador-da-editora
Celebração dos 10 anos da Omnichord, no último domingo, no espaço Serra

Colocado no mercado a 13 de Fevereiro de 2012, Quack!, o disco de estreia dos Nice Weather For Ducks, é o momento fundador de uma nova era na história da música popular escrita a pop, rock e electrónica em Leiria e é também o lançamento que marca o início da actividade da Omnichord Records, dirigida por Hugo Ferreira.

Para assinalar o aniversário redondo da editora e promotora de Leiria, o primeiro com dois dígitos, há um novo álbum de originais, que se chama, precisamente, 10, gravado às escondidas pelos músicos da Omnichord, que mantiveram segredo até ao fim, para o oferecer como prenda e agradecimento, e surpreender Hugo Ferreira, no encontro que teve lugar domingo, 13 de Fevereiro, no espaço Serra, na Reixida.

“A celebração de uma década da família Omnichord, um gesto de gratidão eterna para o nosso maestro Hugo Ferreira”, lê-se na capa do CD.

“É ele o responsável por muitos destes músicos terem conseguido cumprir sonhos de lançar discos, fazer digressões, construir uma carreira enquanto artistas e hoje em dia estarem a trabalhar na área”, completam, no comunicado para a imprensa. Sem Hugo Ferreira, “nada seria possível”, sublinham.

Com a colaboração de músicos que fazem ou fizeram parte da história da Omnichord, 10, que fica disponível nas plataformas digitais às 00:00 horas desta quarta-feira, 16 de Fevereiro, estará também acessível para compra em formato CD, através dos canais online da editora e nas lojas.

Inclui uma dezena de originais produzidos por Larissa Nalini (Labaq), Rui Gaspar (First Breath After Coma) e Nuno Jerónimo (Nuno Rancho, Jerónimo, Few Fingers), os dois últimos também responsáveis pela mistura, a partir de projectos em gaveta de Nice Weather For Ducks, First Breath After Coma, Surma, Whales, Labaq, Cabrita, Few Fingers e Jerónimo.

Os intervenientes em 10 são Nice Weather For Ducks, First Breath After Coma, Born a Lion, Surma, André Barros, Whales, Labaq, Jerónimo, Few Fingers, The Allstar Project, Twin Transistors, 5ª Punkada, Edgar Valente, João Cabrita, Paulo Mouta Pereira, Miguel Ferraz e Beatriz Carreira.

A capa de 10, da autoria de João Pombeiro

Com masterização de Paulo Mouta Pereira, a edição tem artwork de João Pombeiro e João Diogo.

Em todos os temas, é integrado o instrumento Omnichord.

Alinhamento:
1 - "Ma Joie de Vivre"
2 - "Marrow"
3 - "Oye Oye"
4 - "Night Walk"
5 - "Prece ao Vento"
6 - "As Slow As Possible"
7 - "Takes 10 to tango"
8 - "Dare"
9 - "Fortune"
10 - "Opal"