Sociedade

Nossa Senhora de Fátima e Humberto Delgado  serão as primeiras "avenidas 'tecnológicas" de Leiria

28 jan 2020 10:38

A intervenção em curso nas duas artérias contempla a introdução de um conjunto de tecnologia, que a Câmara quer, depois, alargar a outras artérias da cidade.

nossa-senhora-de-fatima-e-humberto-delgado-serao-as-primeiras-avenidas-tecnologicas-de-leiria
Intervenção custará cerca de 2,5 milhões de euros
Ricardo Graça

Além da requalificação urbana, a intervenção em curso nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado vai fazer destas ruas as primeiras artérias "tecnológicas" de Leiria. 

Como? Através da introdução de algumas inovações, como a colocação de painéis com indicação dos lugares de estacionamento disponíveis em tempo real ou um sistema de gestão das ilhas ecológicas.

O projecto contempla também o o reforço de postos de carregamento para veículos e bicicletas eléctricas e o controlo da intensidade da iluminação pública. 


Estas novidades foram destacadas pelo vereador das Obras Municipais do Município de Leiria, Ricardo Santos, durante uma reunião com comerciantes, com “o objectivo de estabelecer um canal de comunicação directo de modo a minorar o impacto da intervenção junto dos agentes económicos daquela zona”, refere uma nota de imprensa da Câmara.

Citado por aquele comunicado, o responsável adianta que, nestas duas avenidas, serão instalados sensores que detectam, em tempo real, o número de lugares de viaturas não ocupados, informação que será disponibilizada em painéis colocados nas vias e também em aplicações informáticas a que será possível aceder através de smartphones, um sistema que, revelou, se pretende alargar gradualmente a outras zonas da cidade.

Além da gestão do estacionamento, está também prevista a instalação de equipamento que mede, em tempo real, o nível de resíduos nas ilhas ecológicas, o que permite uma melhor gestão do sistema e consequente diminuição das deslocações dos camiões de recolha.

Outra novidade será o reforço do número de postos de carregamento de veículos e bicicletas eléctricos, que passarão a ser oito para automóveis, estando ainda previsto um sistema de optimização da iluminação pública que será LED.

A requalificação do eixo urbano constituído pelas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado e envolvente representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.