Viver

Nova exposição marca aniversário do Museu de Leiria

11 nov 2020 17:00

Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho debruça-se sobre a evolução do planeamento e urbanismo na cidade de Leiria

nova-exposicao-marca-aniversario-do-museu-de-leiria
Programa de comemorações decorre nos dias 14 e 15 de Novembro
Ricardo Graça/Arquivo

Há um destino digital – em www.leiriatamanhoedesenho.pt – para, de 14 de Novembro em diante, visitar a exposição Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho, que assinala mais um aniversário do Museu de Leiria.

Patente ao público no Claustro do Museu de Leiria, nos termos permitidos pelo contexto de crise pandémica, a exposição Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho debruça-se sobre a evolução do planeamento e urbanismo na cidade de Leiria.

O objectivo é, a partir de uma perspectiva histórica, que tem em conta as várias opções e consequentes transformações do tecido urbano, compreender a cidade de hoje.

Uma tentativa, necessariamente sumária, de abordar a evolução do espaço urbano que enforma a cidade de Leiria, num percurso milenar”, refere uma nota do Município.

A exposição está suportada nos conhecimentos que a geologia, a geografia e a arqueologia colocam à superfície e dinamiza um percurso que se inicia com a chegada dos homens a esta região, passa pelos primeiros assentamentos permanentes e percorre os diferentes tempos até à actualidade.

Também em destaque, o papel que Leiria desempenhou, ao longo dos séculos.

Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho apoia-se em desenhos, vistas, cartas e plantas que artistas, viajantes, militares e posteriormente arquitectos e urbanistas fizeram do território que hoje é Leiria.

Pretende colocar em perspectiva e interpretar as opções tomadas, as condicionantes e os desafios a que urbanistas e responsáveis políticos foram dando resposta.

O Museu de Leiria assinala o 103º aniversário, 5º da instalação no antigo Convento de Santo Agostinho, no próximo domingo, dia 15 de Novembro.

O programa cultural arranca no sábado, dia 14, pelas 15h30 horas, com a inauguração da exposição Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho, no Claustro do Museu de Leiria.

Às 16 horas, acontece uma sessão da performance pedagógica Plasticidade - Sons em Movimento, por Inesa Markava e Laura Perdomo (SAMP).

No dia 15, arranque às 10:30 horas, com uma sessão de O Ponto do Conto, dinamizada pelo dramaturgo Luís Mourão.

Às 16 horas é apresentado o terceiro momento da instalação Migrações, do artista plástico Nuno Sousa Vieira, na exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, incluindo visita à exposição e conversa com o artista.