Viver

Nova produção do Te-Ato estreia hoje em Leiria

15 jun 2022 15:03

Bú ou a Pragmática do Sonho, espectáculo integrado no festival Sinopse

nova-producao-do-te-ato-estreia-hoje-em-leiria
Dois actores em palco numa história sobre amizade e vizinhança
Ricardo Graça

Bú ou a Pragmática do Sonho, nova produção do Te-Ato, estreia esta quarta-feira, pelas 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

O espectáculo integrado no festival Sinopse baseia-se num texto de Luís Mourão que o encenador João Lázaro considera “um tratado de filosofia”, a sobrevoar “o absurdo que é a existência humana”.

O que espero é que as pessoas vejam o João Moital e o José Luís Coelho, e não dois actores, ou seja, eles não representam personagens, representam-se a si próprios”, adianta ao JORNAL DE LEIRIA.

A produção é também “uma homenagem” a João Moital e José Luís Coelho, “que têm dedicado ao teatro muito do seu melhor tempo”, salienta João Lázaro.

Diria que é o trabalho mais sério que fiz até hoje”, acrescenta.

De acordo com a nota de divulgação, Bú ou a Pragmática do Sonho dá continuidade ao caminho do Te-Ato no chamado teatro do absurdo e, segundo a nota de divulgação, segue a dinâmica de “dois vizinhos de há uma eternidade unidos por uma amizade cúmplice feita de acordos e discordâncias”. Um deles “é leitor de jornais, irónico, crítico e sonhador”, o outro “foi eletricista desempregado, é agora canalizador desempregado e a seguir será mergulhador de profundidade”. O espectáculo reflecte “sobre as relações e o modo como o outro nos muda por cada vez que existe connosco”.

Em 2022, o Sinopse – Festival de Teatro Actor João Moital, organizado pelo Te-Ato, reúne companhias de teatro de Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Lisboa e Sintra. 

Depois do arranque com a companhia Teatro à Solta, da Marinha Grande, a 8 de Junho, a nona edição prossegue esta quarta-feira com a apresentação da nova produção do Te-Ato.

Com bilhetes entre os cinco e os oito euros, o Sinopse decorre até 30 de Junho e sugere um cartaz que volta a misturar colectivos mais experientes e menos experientes, da região e de fora da região, formato que está, de resto, na génese do festival.

Entre os grupos com mais currículo convidados em 2022, destaca-se o Teatro do Eléctrico, com A Voz Humana, de Jean Cocteau, numa encenação de Patrícia Andrade e David Pereira Bastos.

Além de e A Voz Humana, a companhia A Corda e a peça Jogo de Espelhos, adaptação de Marina Prino, com encenação de Ruben Saints, completam as três propostas para o público adulto na edição deste ano.

Noutra opção de continuidade, o Sinopse volta a contemplar teatro para a infância. Odeio a Minha Irmã, de Sébastien Joanniez, é um espectáculo do Teatromosca encenado por Pedro Alves, Milene Fialho e Carolina Figueiredo, enquanto Abraças-me, da Boutique de Cultura, é uma adaptação e encenação de Ana Lázaro a partir do conto de João Borges de Oliveira.