Sociedade

Novas regras para construção no centro histórico de Leiria geram polémica

28 out 2022 13:00

Arquitectos falam de um regulamento “mais permissivo”, ao qual “falta estratégia”. O PSD alega que está “ao serviço dos interesses imobiliários”. A câmara garante que salvaguarda o património

novas-regras-para-construcao-no-centro-historico-de-leiria-geram-polemica
Actual regulamento está em vigor desde 2014. As alterações agora propostas visa actualizar o documento
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

A dias de terminar a discussão pública da proposta de alteração ao regulamento do Centro Histórico de Leiria, que finda na segunda-feira, dia 31, são várias as vozes a contestar as mudanças preconizadas. Há quem alegue que, a ser aprovado como está, o novo regulamento vai tornar as intervenções no edificado “mais permissivas”, contribuindo para “descaracterizar” a zona histórica. No tabuleiro político, a concelhia do PSD veio a público acusar a câmara de, com esta proposta, estar a “satisfazer interesses imobiliários”.

Entre os pontos mais criticados está a possibilidade de impermeabilizar logradouros, a permissão para a construção de caves e a abertura para, no caso de edifícios com menor grau de protecção (tipo C e D), se adoptarem “soluções distintas” que não as caixilharias originais. Passa também a ser possível utilizar todas as fracções de um edifício para comércio e serviços e a alterar fachadas para abertura ou alargamento de vãos para “garantir acesso automóvel ou estacionamento”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ