Sociedade

Nove concelhos da região em risco muito elevado de incêndio

2 mai 2023 12:16

Maioria dos concelhos com temperaturas acima dos 30 graus.

nove-concelhos-da-regiao-em-risco-muito-elevado-de-incendio
A nível nacional há 30 concelhos em risco máximo de incêndio
Ricardo Graça/Arquivo

Oito concelhos do distrito e Ourém apresentam, esta terça-feira, risco muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê que o perigo de incêndio se mantenha, pelo menos, até quinta-feira.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê que na maioria dos concelhos da região a temperatura ultrapasse os 30 graus. Em Leiria, os termómetros deverão ultrapassar os 34 graus.

A nível nacional, quase 30 concelhos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Guarda apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural.

Nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo” é proibido fazer queimadas, utilizar fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito, circular ou permanecer em áreas florestais públicas ou comunitárias e lançar foguetes

Com esse nível de alerta, é também proibido realizar trabalhos com recurso a motor-roçadoras, corta-matos e destroçadores, bem como utilizar máquinas motorizadas que não tenham extintores ou dipositivo de retenção de faíscas ou faúlhas. Os condicionantes podem ser consultados no site do ICNF. 

Em comunicado, emitido esta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o perigo de incêndio rural, tendo em conta as previsões do IPMA de tempo quente e seco.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Desde o início do ano houve 2.379 fogos florestais e arderam 7.538 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).