Sociedade

Novo canil de Leiria ainda a aguardar projecto

18 jan 2026 10:00

O investimento previsto ronda 1,2 milhões de euros, dos quais 230 mil serão financiados pela DGAV no âmbito de uma candidatura já aprovada

novo-canil-de-leiria-ainda-a-aguardar-projecto
No ano passado, o CRO recolheu 499 animais e promoveu 454 adopções
Ricardo Graça/Arquivo

Quase dois anos depois da apresentação do estudo prévio, o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria, vulgo canil, continua à espera da conclusão e aprovação do projecto. Segundo informação avançada ao JORNAL DE LEIRIA pela vereadora Ana Valentim, decorre ainda a elaboração do “ante-projecto, constituído por peças escritas e desenhadas”.

Questionada sobre as razões do atraso do processo, a vereadora alega que “o projecto carece de pareceres externos de seis entidades”, designadamente, E-Redes, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) e Serviços Municipalizados de Água a Saneamento.

“Só recentemente, o Município recepcionou o parecer favorável da DGAV, após alguma insistência”, refere Ana Valentim, adiantando que todos outros organismos já deram o seu aval ao projecto. O CRO será construído num terreno adquirido pela Câmara na Boa Vista, numa “zona de expansão urbana”, o que acarreta a infra-estruturação da área”, incluindo a criação de uma via de acesso, especifica a vereadora.

O investimento previsto ronda 1,2 milhões de euros, dos quais 230 mil serão financiados pela DGAV no âmbito de uma candidatura já aprovada.