Sociedade

Novo centro de formação da Cercipom inaugurado no domingo

5 out 2021 17:16

Centro tem funcionado em instalações “provisórias” desde que foi criado, em 1990. Agora, terá casa nova na Zona Industrial da Formiga.

novo-centro-de-formacao-da-cercipom-inaugurado-no-domingo
Centro de Formação Profissional da Cercipom tem qualificado pessoas com deficiência e incapacidades desde os anos 90
Ricardo Graça/Arquivo

Depois de mais de três décadas a funcionar em instalações “provisórias”, o Centro de Formação Profissional da Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal (Cercipom) vai, finalmente, ter casa nova.

A inauguração das instalações está marcada para este domingo, dia 10, numa cerimónia marcada para as 16 horas

A obra resulta de parceria entre o Município de Pombal, que investiu cerca de 700 mil euros na construção do novo centro, e a Cercipom.

O centro ficará localizado na Zona Industrial da Formiga e resulta da remodelação e adaptação de um imóvel de dois pisos que o município adquiriu para o efeito.

Numa nota de imprensa, divulgada em Junho do ano passado pela Câmara de Pombal, era explicado que o projecto previa para o primeiro piso, entre outros espaços, a instalação de dois gabinetes de direcção, uma sala de coordenação, uma sala de refeições, cozinha e copa, salas de formação em carpintaria, serralharia, hortofloricultura e em serviços de rouparia (engomadoria).

Já o piso superior acolherá uma sala de reuniões, sala de formadores, sala de informática, sala de formação teórica e sala de formação em artes.

O novo Centro de Formação e Reabilitação Profissional irá substituir o edifício actual, localizado junto à central rodoviária e estação ferroviária, viabilizando a construção do interface de transportes, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a cidade de Pombal.