Saúde

Novo centro de saúde de Pombal sem espaço para receber CRI e internos

12 mai 2016 00:00

Projecto da autarquia que previa maior área foi chumbado pela ARSC

novo-centro-de-saude-de-pombal-sem-espaco-para-receber-cri-e-internos-4050

O remodelado centro de saúde de Pombal, aberto esta semana, não tem espaço para acolher internos e o Centro de Respostas Integradas (CRI), que trata toxicodependentes e dependentes do álcool, que inicialmente estava previsto mudar-se para as referidas instalações já não o fará.

Quando o projecto foi apresentado, em 2014, foi anunciado que o CRI seria integrado no centro de saúde. No entanto, na semana passada, utentes, funcionários e autarquia foram surpreendidos com a comunicação da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), que alegou precisar do espaço para outros serviços.

O presidente do Município de Pombal, Diogo Mateus, alerta ainda que o espaço não só impede a instalação do CRI, como é insuficiente para “colocar os internos de medicina e de enfermagem” que o centro de saúde vai receber.

“A definição do layout e do funcionamento do centro de saúde é da competência exclusiva da ARSC. A câmara foi responsável apenas pela execução do projecto, que foi aprovado pela ARSC e que disse ser adequado para o serviço.

Nesse projecto estava contemplada a ala poente para o CRI, que ocupa um apartamento na cidade, cuja renda é suportada pelo município há cerca de 20 anos”, adianta o presidente.

A autarquia informou o proprietário que iria finalizar o contrato de arrendamento, pois o CRI iria mudar-se para o centro de saúde.

“No entanto, a ARSC informou que precisa daquele espaço para outro serviço. Não vamos deixar os utentes sem solução, pelo que a câmara irá suportar a despesa da renda até ao dia 31 de Dezembro”, salientou.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.